Impacto do Autismo na família

Importância da família


O nascimento de uma criança autista precipita, automaticamente, na família a ideia de que a “criança sonhada” já não existe e que surgiu, no seu lugar, uma criança diferente. (Marques, 2000), assistindo-se assim, a um choque e depressão, traduzidos por uma nítida consciência de perda e uma acentuada diminuição de auto-estima, surgindo, em muitos casos, sentimentos de negação.

No entanto, cabe à família integrar a criança na sociedade, funcionando, também, como meio cultural de crescimento e bem – estar. Esta tem de ser capaz de adaptar o ciclo de vida normal, assim como, as dificuldades e incapacidades que resultam da problemática que o espectro do autismo origina.

Apesar de estas crianças serem, realmente, diferentes, lembre-se que a culpa de terem nascido assim não é delas! Elas estão sempre presentes embora não consigam transmitir afectos, sentimentos, emoções… A sua criança precisa de si e de todos os que a rodeiam, por isso, devemos apenas ter muita paciência, pois ela merece que a tentamos receber de braços abertos, mesmo com o seu desconhecido mundo. Aceite a sua criança tal como ela é e lembre-se que apesar de tudo ela é um ser muito especial.



Para consultar o texto completo relativo ao Impacto destas perturbações na Família, e sobre os mecanismos que as famílias podem adoptar para as ajudar a lidar com um membro com necessidades especiais, clique AQUI.


Na sua família existe alguém com PEA? Partilhe as suas experiências! Ajude outros pais, outras pessoas!

Sem comentários:

Enviar um comentário