Currículo Funcional Natural – Uma Educação Para a Vida


Segundo Leblanc (1998), a palavra funcional refere-se à forma como os objectivos educacionais são escolhidos para o aluno enfatizando que aquilo que ele vai aprender tenha utilidade para a sua vida a curto, médio e a longo prazo. A palavra natural diz respeito aos procedimentos de ensino utilizados, salientando não só o ambiente de ensino mas também os procedimentos, assemelhando-se à realidade.

Um dos objectivos fundamentais desta proposta de trabalho é seguir a ordem natural das coisas que acontecem no mundo, daí que o trabalho com reforços naturais seja de extrema importância. Defense-se, então, a ideia que não devem existir reforços não naturais, como rebuçados, prendas…) pois a criança assim não irá aprender de uma forma ajustada à realidade, aprendendo de uma forma artificial e arbitrária de se relacionar.

O Currículo Funcional Natural (CFN) pode ser definido como um instrumento orientador de uma educação para a vida. Tem por base uma filosofia centrada na criança, que assenta na convicção de que o potencial de aprendizagem é igual para todos. É constituído por alguns pontos-chave que promovem a auto-estima, a socialização e os afectos tendo sempre em vista a autonomia.

Estruturalmente, o CFN deve ser:

Construído e aplicado de forma funcional, para que seja útil para quem aprende e que sirva a curto, médio e a longo prazo;

Natural, tendo em conta os ambientes, os materiais, o modo de ensinar e a lógica nas actividades;

Divertido, envolvendo o aluno na actividade, reduzindo os comportamentos inadequados evitando a monotonia;

Com o menor de erros possíveis, organizando o ambiente, desenhando as actividades e seleccionando os materiais;

De acordo com a idade, partindo da idade cronológica para definir um currículo de competências e adequando a operacionalização desse currículo à idade cognitiva do sujeito em questão.

A nível metodológico, o CFN parte da ideia: “Antes de se pensar o que se vai ensinar, é preciso pensar para quê se vai ensinar.”

Após uma avaliação individual a partir do currículo da instituição, é criado um currículo para a criança que compreenderá todas as competências que o aluno terá de adquirir. Seguidamente é elaborado, de acordo com as prioridades estabelecidas entre a equipa técnica e a família, um plano educativo individual de competências seleccionadas para serem desenvolvidas durante um período de tempo. Ao longo das aprendizagens cada criança está sujeita a avaliações esporádicas feitas a partir de registos quantitativos e qualitativos.

O trabalho com as famílias assume um papel preponderante e transversal, uma vez que o aluno passa grande parte do seu tempo com a família e também porque a família é quem o conhece melhor.


(Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
)

2 comentários:

  1. boa tarde trabalho na apae com clientes de varias deficiencias e com idade à partir de 30 anos,gostaria de saber se voces tem algum tipo de atividade para que eu possa trabalhar com eles.desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho vontade de fazer uma visita ao Centro

    ResponderEliminar