A Escola e o Autismo

Os anos intermédios da infância, desde os 6 aos 11 anos aproximadamente, são frequentemente designados por anos escolares porque a escola constitui a experiência central desta fase de vida - um ponto fulcral para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. (Papalia, 2001).
Tendo em conta este papel fundamental que a escola representa, compreende-se a necessidade de integrar as crianças com PEA nas escolas. Essa é a base da filosofia da Escola Inclusiva. Nem sempre essa integração é fácil, existem, no entanto, meios como as Unidades Multideficiência a ajudar neste processo.


Unidades Multideficiência

As limitações cognitivas, motoras e/ou sensoriais apresentadas pelos alunos com multideficiência e com surdocegueira congénita leva-os a beneficiar de menos oportunidades para explorar e interagir com o meio ambiente. As unidades especializadas em multideficiência são um recurso pedagógico especializado dos estabelecimentos de ensino regular do ensino básico, constituindo-se como uma resposta educativa diferenciada que visa apoiar a educação dos alunos com multideficiência e com surdocegueira congénita, fornecendo-lhes meios e recursos diversificados. Com esta resposta educativa procura-se que os alunos tenham acesso a informação que os ajude a realizar aprendizagens significativas e possam participar em actividades desenvolvidas com os seus pares sem necessidades especiais.

Estas unidades trabalham em equipa com técnicos de várias áreas, de acordo com os Modelos de Equipa.

Para consultar o texto completo relativo às Unidades Multideficiência e Modelos de Equipa, clique AQUI. Neste endereço pode ainda consultar um texto com estratégias a utilizar na escola para potencializar estas crianças e ainda outro falando do desenvolvimento dito normal, das crianças em idade escolar.


O que pensa da integração de crianças com Perturbação do Espectro Autista na Escola Regular? Pensa que elas devem frequentar Instituições Especializadas?

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