Qualidade de Vida

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Qualidade de Vida (QV) pode ser definida como a percepção que um indivíduo tem em relação à sua posição na vida, no contexto cultural e de valores e em relação aos objectivos, expectativas e padrões. Ainda pode ser influenciada pela saúde física, pelo estado psicológico, pelo nível de independência, pelas relações sociais, pelos factores ambientais e pelas crenças pessoais do indivíduo.

A QV é, ao menos em parte, independente do real estado de saúde de um indivíduo, sendo provavelmente um reflexo do modo como este percebe e reage em relação à sua saúde e a outros aspectos não - médicos da sua vida. Deve representar as respostas individuais aos efeitos físicos, mentais e sociais da relação saúde - doença sobre o quotidiano e como isso influencia a percepção de satisfação pessoal, bem-estar e auto-estima.

Num estudo realizado (Elias e Assumpção, 2006) verificou-se que as crianças com PEA apesar de apresentarem índices de desenvolvimento adaptativo inferior, quando comparadas com crianças normais; exibem índices de percepção de qualidade de vida iguais. As suas dificuldades no desempenho das actividades, e o défice que parecem ter em se colocar “no lugar das outras pessoas” ou em reconhecer o que a outra pessoa pode pensar ou sentir, origina menor crítica de si e do mundo e consequentemente uma auto-avaliação mais positiva e satisfatória.

Sem comentários:

Enviar um comentário