Integração Sensorial



As crianças que padecem de algum tipo de Perturbação de Espectro Autista, geralmente, possuem uma disfunção ao nível da integração sensorial. Assim, estas crianças têm bastante dificuldade em adaptarem-se de forma eficiente a um ambiente normal, uma vez que o seu cérebro não desenvolveu os processos que permitem integrar as sensações do mesmo. Caso o ambiente seja estabelecido apropriadamente, a criança será capaz de integrar sensações que nunca tinha sido capaz de integrar antes. Dada a oportunidade de agir dessa forma, o cérebro organizar-se-á (Ayres, 1995).

Na criança, défices no processamento da informação parecem ter consequências emocionais e frequentemente levam a um défice na adaptação social, dificuldades na relação com os outros, assim como a dificuldades em interpretar as reacções emocionais (Greenspan & Greenspan, 1989).

O tratamento/intervenção tem como objectivo dar oportunidade para a integração da informação sensorial, no contexto de actividades que tenham significado e sejam apropriadas para a criança, facilitando o aparecimento de padrões de movimento de modo a conseguir uma resposta adaptada, facultando, assim, a interacção da criança com o meio. Esta resposta adaptada é a resposta adequada em intensidade e duração a um input sensorial e é a base da integração sensorial. Para que ela ocorra, é necessária uma participação activa da criança na actividade, de modo a promover oportunidades diversificadas de informação sensorial. As respostas adaptadas podem ser motoras e emocionais.

Como materiais poderão ser utilizados: piscina de bolas, bolas, rolos, colchões, cunhas, tapetes, materiais com texturas, coloridos e sonoros e equipamentos suspensos como os baloiços e a rede de cama elástica.




Para consultar o texto integral relativo à Integração Sensorial, clique AQUI. Nesce endereço pode ainda consultar um texto sobre Snoezelen, uma técnica que operacionaliza a Integração Sensorial.

2 comentários:

  1. olá, sou aluno da Universidade de Santo amaro (UNISA) de São Paulo/SP, faculdade de fisioterapia 5º semestre. Fui designado pela Professora Zodja da matéria fisioterapia neurológica a fazer um trabalho sobre integração sensorial e gostaria de saber se poderiam ajudar disponiblizando algum material que eu possa utilizar, se possível mandar para o meu e-mail(daniboymend@hotmail.com). Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderEliminar
  2. Olá, sou mãe de um garotinho de 5anos, diagnosticado com autismo.Estou querendo comprar materias(estimulo vestibulares) para montar em ksa.Vcs podem me informar se tem alguma loja especializada para comprar?se for possivel me informe no e-mail:(guedesmama@hotmail.com.Desde já agradeço.

    ResponderEliminar