Modelo D.I.R.

O modelo D.I.R (Modelo baseado no Desenvolvimento, nas Diferenças Individuais e na Relação) é um modelo de intervenção que associa a abordagem floor time com o envolvimento e participação da família, com diferentes especialidades terapêuticas (terapia ocupacional e terapia da fala) e a articulação e integração nas estruturas educacionais.


Floor time

Floor time é um método de tratamento que tem em conta a filosofia de interagir com crianças autistas. Esta abordagem tem como objectivo ajudar a criança tornar-se mais alerta, ter mais iniciativa, tornar-se mais flexível, tolerar a frustração, planear e executar sequências, comunicar usando o seu corpo, gestos e verbalização.



O floor time não é um momento para ensinar, mas sim para explorar a espontaneidade, a iniciativa da criança e a verbalização, uma vez que o mais importante é despertar na criança o prazer de aprender. Por isso, esta é uma abordagem interactiva não dirigida, é a própria criança quem lidera a sessão, pois os pais e profissionais seguem os interesses e comandos da criança para conseguirem que esta atinja os objectivos.

A intervenção é chamada floor time, porque os adultos vão para o chão para uma melhor interacção com a criança.


Para consultar o texto completo relativo ao Modelo D.I.R. e ao Floor Time, clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário