Técnicas cognitivo – comportamentais


Outra forma de intervir em crianças com PEA é utilizar técnicas que derivam do modelo cognitivo – comportamental. Este modelo vai actuar a nível do comportamento e do processo cognitivo. Pretende-se ensinar padrões mais eficazes de comportamento e pensamento, de modo a aumentar a funcionalidade da criança.
No caso específico do autismo, este modelo é particularmente importante no tratamento dos comportamentos desajustados, nas dificuldades das competências sociais e de comunicação e comorbilidades como a hiperactividade e ansiedade.

Algumas técnicas utilizadas:
· Reforço
· Sistema de economia de fichas
· Aproximações Sucessivas ou moldagem (Shaping)
· Chaining (cadeia, sequência)
· Procedimento “Time Delay”
· Tentativas discretas
· Priming
· Utilização dos Pares
· PECS (Picture Exchange Communication System) (desenvolvido nas tecnologias de apoio)



Métodos e Programas que utilizam estratégias cognitivo-comportamentais
· ABA (Applied Behavior Analysis)
· Treino de Competências Sociais
· TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children)
· RDI (Relationship Development Intervention)
· Modelo SCERTS


Para consultar o texto relativo ao Modelo Cognitivo-comportamental em que estão presentes estas técnicas, clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário