Tecnologias de Apoio - Autismo


As tecnologias de apoio (também denominadas de ajudas técnicas) são definidas como “qualquer produto, instrumento, equipamento ou sistema técnico usado por uma pessoa deficiente, especialmente produzido ou disponível que previne, compensa, atenua ou neutraliza a incapacidade" (ISO - Organização Internacional de Normalização, cit in CIF, 2004). As tecnologias de apoio procuram melhorar desempenho ocupacional, promovendo a funcionalidade e autonomia da pessoa.

De acordo como o ISO (Organização Internacional de Normalização - entidade internacional responsável pelo estudo e estandardização destes materiais e equipamentos) podemos agrupá-las em:

Tecnologias para tratamento médico pessoal

Tecnologias para treino de capacidades

Próteses e ortóteses (talas)

Ajudas para a Mobilidade:

Ajudas para cuidados pessoais e protecção

Ajudas para cuidados domésticos

Mobiliário e adaptações para habitação e outros locais

Ajudas para comunicação e informação

Ajudas para manuseamento de produtos e mercadorias

Ajudas e equipamentos para melhorar o ambiente, ferramentas e máquinas

Ajudas para recreação: brinquedos adaptados.

O papel do TO

O Terapeuta Ocupacional tem um papel importante na prescrição e treino de tecnologias de apoio. De acordo com o D.L. 261/93, de 24 de Julho e D.L. 564/99 de 21 de Dezembro, uma das funções do terapeuta ocupacional é o estudo e desenvolvimento das respectivas ajudas técnicas, de modo a contribuir para uma melhoria de qualidade de vida.

Tecnologias de apoio no autismo

As maiores dificuldades dos autistas são no domínio da interacção e comunicação. Nesse sentido, com o objectivo de desenvolver estas áreas normalmente problemáticas nos autistas é usual recorrer-se às tecnologias de apoio aplicadas à comunicação: sistemas de comunicação alternativa e aumentativa (SAAC). Esta descreve qualquer comunicação que requer algo para além do corpo da pessoa para comunicar, como uma caneta, um lápis, um quadro de comunicação ou um computador (Cook e Hussey, 2002).

O PECS (Picture Exchange Communication System) é um exemplo de um sistema de comunicação, bastante utilizado com crianças com PEA.

As tecnologias de apoio são também muito necessárias em contexto escolar, de modo a potenciar as aprendizagens da criança.

Para consultar o texto completo relativo às tecnologias de apoio, clique AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário